HomePage
 
PRESS ROOM
Notícias none
Press Clipping none
VII Congesso de Construção Metálica e Mista
 
Grupo O FELIZ patrocina o VII Congresso de Construção Metálica e Mista, que se realiza nos dias 19 e 20 de Novembro, nas instalações do LNEC, em Lisboa.
Os congressos de construção metálica e mista organizados pela CMM têm sido ao longo do tempo um veículo de promoção e divulgação do uso do aço em Portugal.
O Congresso é dirigido a todos os projectistas, engenheiros e arquitectos, directores de obra, construtores, fabricantes, produtores de materiais metálicos e seus representantes, consultores e intervenientes em actividades de investigação e ensino na área da construção metálica e mista.

Os seis temas principais em discussão para este Congresso são:

Arquitectura e aço.
Divulgação de exemplos de utilização da estrutura metálica em obras emblemáticas da arquitectura moderna, enfatizando a necessidade da cooperação intensiva entre os projectistas de arquitectura e de estruturas e as potencialidades do aço como material construtivo de eleição. Trata-se de um tema em que se espera uma participação expressiva de arquitectos projectistas.

Pontes metálicas e mistas.
Para além das mais recentes obras e projectos em estrutura metálica e/ou mista serão abordadas as tendências recentes quer no que se refere à concepção das pontes quer no que aos processos construtivos respeita.

Eficiência energética e sustentabilidade de edíficios metálicos.
Actualmente a sustentabilidade é uma questão essencial para o desenvolvimento da sociedade, em todas as suas vertentes. Serão abordadas obras e projectos recentes em estruturas metálicas, que demostram a apetência natural destas estruturas para cumprir os objectivos da construção sustentável: ser socialmente justa, economicamente viável e “amiga do ambiente”.

Grandes projectos.
Espera-se uma grande participação de projectistas e arquitectos neste tema, mostrando de forma clara todos os benefícios da utilização de estruturas metálicas na realização de grandes projectos, como: simplicidade, esbelteza, luminosidade, etc.

Segurança estrutural e performance de novos materiais e produtos.
Com o objectivo de melhorar as performances e a segurança estrutural de edifícios o desenvolvimento de produtos e técnicas inovadoras é cada vez uma preocupação maior. No sentido de demonstrar a evolução destes produtos no mercado serão apresentados alguns dos novos materiais e técnicas mais recentes.

Execução e gestão da qualidade da construção em aço.
A inclusão deste tema tem como objectivo realçar as vantagens da aplicação dos sistemas de qualidade, de forma a evitar os problemas e custos inerentes à não qualidade. Este tema tem actualmente uma importância redobrada uma vez que está para breve a obrigatoriedade de utilização de nova normalização nesta área.

 

(fonte: CMM - Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista)